Enfermeira Vania Mansur

Hospital Madre Theodora

 

Você sabia que a higienização das mãos como uma ação simples de prevenção pode salvar vidas ou evitar a transmissão de vírus e bactérias? Quando falamos em prevenção esse é um tema importante, principalmente, nos dias de hoje.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda-se que a lavagem das mãos seja feita de modo frequente e ao longo do dia. Pesquisas mostram que essa prática pode reduzir doenças relacionadas às diarreias entre 30% e 40% e às infecções respiratórias em até 20%.

Anualmente, no dia 05 de maio comemora-se o Dia Mundial da Higienização de Mãos. Esta é uma campanha liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), visando a prevenção da transmissão de infecções, relacionadas a assistência à saúde.

A campanha tem como objetivo alertar toda à comunidade de como higienizar as mãos de forma adequada e de acordo com os 5 momentos preconizados pela OMS.

O grupo SOnHe, preocupado com a saúde da população, apoia essa campanha como modo de enfatizar a importância da prática da higiene das mãos, usando técnica adequada e nos momentos corretos.

Se você faz parte do grupo de risco ou esteja passando por algum tratamento, você também deverá adotar essas medidas de prevenção como parte da sua rotina diária.

Você poderá realizar de duas maneiras: utilizando água e sabão ou também com álcool 70% gel ou solução.

Vale lembrar de seguir essas regrinhas básicas: ao realizar as lavagens das mãos com água e sabão, o processo deve durar pelo menos um minuto. Se optar pelo uso do álcool em gel ou solução, deve realizar pelo menos durante 20 segundos.

Lembre-se trata-se de um ato simples, mas que pode salvar vidas!

 

Referências:

https://www.anvisa.gov.br/hotsite/higienizesuasmaos/index.htm

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53342-dia-mundial-da-higiene-das-maos-5-de-maio