O câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais comum, atrás apenas do câncer do colo do útero. Como acontece com outros tipos de câncer, quanto mais cedo for feito o diagnóstico de câncer de ovário, maior será a chance de cura. Porém, no caso do câncer de ovário é difícil chegar a um diagnóstico precoce, pois a maioria das mulheres apresenta poucos ou nenhum sintoma.

Por isso o câncer de ovário é conhecido como o “assassino silencioso”. Estima-se que cerca de 7.300 mulheres no Brasil serão diagnosticadas com câncer de ovário em 2024. Assim, as mulheres devem ficar atentas a esses cinco sintomas silenciosos para aumentar as chances de detecção precoce.

 

  1. Inchaço
    O inchaço pode ser um sintoma comum para algumas mulheres durante o ciclo menstrual, mas também pode ser um sintoma de câncer de ovário. Pode ser uma sensação persistente de saciedade depois de comer muito pouco.
    Se não puder ser associada à época do ciclo menstrual ou se parecer estar piorando, é hora de consultar um ginecologista.

    2. Dor abdominal ou pélvica
    Uma dor persistente ou que ocorre na maioria dos dias, no estômago ou na região pélvica, é outro sintoma silencioso ao qual se deve estar atento. Pode ser um tipo diferente de dor que piora progressivamente. Ou também aparecimento de dor durante a relação sexual.

 

  1. Fadiga
    O terceiro sintoma silencioso é a sensação de cansaço, que não melhora com mais descanso. Se for uma sensação persistente é necessário avaliar para ter certeza de que não se trata de algo mais sério.

    4.Mudanças nos hábitos intestinais
    Se uma mulher começar a ter problemas repentinos de intestino preso ou diarreia, isso pode ser um sinal de câncer de ovário. Geralmente, é um sintoma que se mantém por bastante tempo.

    5. Urinar frequentemente
    O último sintoma silencioso do câncer de ovário é que algumas mulheres sentirão que precisam urinar com mais frequência do que o normal. Também pode aparecer como uma sensação de queimação ou pressão durante urinar.

 

Identificou algum desses sintomas?

 

Sugerimos:

– Procurar um profissional de saúde se tiverem problemas persistentes, graves ou que se agravem com qualquer um dos cinco sintomas silenciosos.
– É importante que a mulher seja avaliada se estiver percebendo diferenças em seu corpo.

-Dependendo dos sintomas e do exame pode ser indicado uma avaliação laboratorial e exames de imagem.

A educação capacita cada mulher a reconhecer possíveis sintomas, assumir o controle de sua saúde e procurar atendimento médico rapidamente quando necessário.