Produzido pela medula óssea, nosso sangue é formado por plasma e células. O plasma é constituído por água, proteínas, sais, lipídios, hormônios e vitaminas. As células são os glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias), os glóbulos brancos (leucócitos) e as plaquetas.

As plaquetas são fragmentos de grandes células (megacariócitos) que atuam na coagulação do sangue, defesa do organismo, reparo de lesões e resolução do processo inflamatório.

As hemácias são células sanguíneas que carregam hemoglobina sendo responsáveis pelo transporte do oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo e pela retirada do gás carbônico desses tecidos para ser eliminado pelos pulmões. São também responsáveis por modular a imunidade inata.

Os leucócitos são responsáveis pela defesa do nosso organismo contra substâncias estranhas e contra agentes infecciosos como vírus ou bactérias. Originam-se de células células-tronco na medula óssea se diferenciando em neutrófilos, eosinófilos, basófilos, monócitos e linfócitos.

Neutrófilos, em torno de 60 a 70% dos leucócitos, tem a função fagocitar (englobar e destruir) bactérias, outros microrganismos e partículas estranhas que invadem o corpo.

Linfócitos, cerca de 20 a 30% dos leucócitos, se subdividem em três tipos principais (que terão outras subdivisões). Linfócitos B se diferenciam em plasmócitos, que são responsáveis pela produção de anticorpos (imunidade humoral) e neutralizam e destroem antígenos e invasores do organismo. Atuam também como uma espécie de memória, sendo ativados e produzindo anticorpos mais rapidamente quando somos expostos novamente a um micro-organismo que já encontramos anteriormente. Linfócitos T são responsáveis por ativar e regular Linfócitos T e B (subtipo T auxiliar), matar células estranhas (T citotóxicos) e autorregular a resposta inflamatória (T regulador). Linfócitos NK, ou Natural Killer, são células matadoras naturais, que mesmo sem estímulo, atacam micro-organismos e células tumorais.

Eosinófilos, em torno de 2 a 4% dos leucócitos, atuam na fagocitose dos complexos antígeno-anticorpo e modulam a resposta alérgica e inflamatória. Basófilos, cerca de 0,5 a 1% dos leucócitos, liberam histamina, que atua na resposta inflamatória e alérgica.

Monócitos, em torno de 3 a 8% dos leucócitos, se transformam em macrófagos, que são células que fagocitam microrganismos (bactérias, fungos e vírus) e células mortas.

O hemograma é um exame de sangue simples que analisa os componentes sanguíneos (leucócitos, hemácias e plaquetas), seus formatos e quantidades sendo parte vital da avaliação inicial feita pelo hematologista.