Estamos no Junho Vermelho que é mais do que apenas uma campanha sazonal; é um lembrete poderoso da importância vital da doação de sangue para salvar vidas. Neste mês, destacamos a necessidade contínua de aumentar os estoques de sangue, uma vez que os hospitais enfrentam desafios constantes para atender às demandas dos pacientes. Em cidades como Campinas e regiões vizinhas, essa necessidade é percebida diariamente em grandes hospitais.

Tipos sanguíneos como A+ e O+ são os mais comuns na população, porém também os mais utilizados em urgências, emergências, reservas cirúrgicas e pacientes oncohematológicos e os tipos O- e AB+ podem ser frequentemente escassos, por serem mais raros.

A doação o de sangue é um ato de generosidade. No Brasil, a idade mínima para doação de sangue é de 16 anos, com consentimento dos responsáveis legais, e 18 anos sem necessidade de autorização. Além disso, o doador deve pesar no mínimo 50 kg.

Lembrando que é necessário levar um documento com foto para o dia da doação.

Neste dia, é realizado uma entrevista que irá avaliar se existem alguma contra indicação ao ato, podendo ser contra indicações temporárias, como logo após receber algumas vacinas (é necessário aguardar um período de 48 horas) e resfriados ou contra indicações definitivas: portadores de doenças infecciosas, como HIV, hepatite B e C e de doenças crônicas (doentes renais crônicos dialíticos, doenças neurológicas degenerativas e histórico atual ou prévio de câncer.) Essas medidas visam garantir a segurança tanto do doador quanto do receptor.

Embora possa haver receio em relação aos efeitos adversos durante a doação de sangue, é importante ressaltar que eles são infrequentes, mínimos e temporários. Em geral, os doadores podem sentir apenas uma leve tontura ou fraqueza, facilmente controlada com descanso e hidratação adequada.

Portanto, convido você a se juntar a essa nobre causa! Sua doação de sangue pode ser a diferença na vida de muitas pessoas. Lembre-se: doar sangue é um gesto simples, mas poderoso. Juntos, podemos fazer a diferença.

 

Pontos para doação de sangue em Campinas e região:

  • HEMOCENTRO – UNICAMP – Rua Carlos Chagas, 480 – Cidade Universitária | “Zeferino Vaz” | Barão Geraldo – Campinas-SP.
  • HEMOCENTRO – Hospital Municipal Dr. Mário Gatti – Av. Prefeito Faria Lima, 340 – Pq. Itália – Campinas-SP.
  • Posto Sumaré – Hospital Estadual de Sumaré- Av. da Amizade, 2400 Jardim Bela Vista – Sumaré – SP.
  • Centro de Hematologia Campinas Av. Júlio de Mesquita, 571- Estacionamento Gratuito: Av. Benjamin Constant, nº 1916, Cambuí – Campinas-SP.