Higino Steck

Cirurgião de cabeça e pescoço

 

Desde 2007, a International Federation of Thyroid instituiu o dia 25 de maio como o Dia Internacional da Tireoide e a semana do dia 25 como a Semana de Concientização da Tireoide, endossados pela European Thyroid Association (ETA),  American Thyroid Association (ATA),  Latin-American Thyroid Society (LATS), Asia and Oceania Thyroid Association (AOTA), Chinese Society of Endocrinology (CSE) e Chinese Society of Nuclear Medicine (CSNM).

A tireoide é uma glândula em formato de borboleta localizada no pescoço e que tem a função de regular o metabolismo, atuando sobre órgãos como o coração, o fígado e os rins. Produtora dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), essa glândula também interfere no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no humor e no peso corporal. É é uma glândula essencial para a qualidade de vida das pessoas.

Quando a glândula não funciona corretamente, algum distúrbio deve se manifestar. Se libera hormônios em quantidade insuficiente, ocorre o hipotireoidismo, um problema que acomete 10% da população e é facilmente diagnosticado com um exame de sangue. A levotiroxina, utilizada para reposição hormonal nesses pacientes é um dos medicamentos mais vendidos no mundo.  Já quando há hormônios em excesso, ocorre o hipertiroidismo. Também são comuns os nódulos da tireoide, que nem sempre apresentam sintomas, e o bócio, caracterizado pelo aumento de volume na tireoide, que muitas vezes está associado ao hipotireoidismo ou ao hipertireoidismo.

Os nódulos na glândula tireoide são comuns e podem ocorrer em qualquer idade, porém mais frequentes em mulheres e com o passar dos anos. Estima-se que 50% das mulheres acima dos 50 anos possuem nódulos em tireoide, sendo que 90% desses nódulos são benignos e 10% são malignos. Os nódulos podem ser vistos ou palpados no pescoço quando maiores, enquanto que os menores são visualizados apenas pelo exame de ultrassonografia. A maioria dos nódulos não precisa de tratamento por serem benignos e pequenos. Nódulos maiores podem precisar de tratamento cirúrgico ou com uma nova tecnologia disponível em alguns centros no Brasil que é a ablação por radiofrequência, que evita a cirurgia e, portanto, a necessidade de reposição hormonal.

Cerca de 10% dos nódulos podem ser malignos e o diagńostico é feito por meio de punção guiada por ultrassom. A incidência do câncer de tireoide tem aumentado muito em todo o mundo. É o câncer mais comum da região da cabeça e pescoço e afeta três vezes mais as mulheres do que os homens.  Pela mais recente estimativa brasileira (2018), é o quinto tumor mais frequente em mulheres e pode ocorrer em qualquer idade, sendo um câncer frequente em mulheres jovens.

O tratamento do câncer de tireoide em geral é cirúrgico, com a retirada parcial ou total da glândula tireoide, e as taxas de cura são altas com o tratamento adequado. Após cirurgia de retirada total da tireoide, faz-se necessária reposição do hormônio tireoidiano diariamente por toda a vida. Mas a vida dos pacientes volta ao normal com essa reposição.

A tireoide é uma glândula essencial na vida das pessoas! E o Dia Internacional da Tireoide serve para concientizar sobre sua importância.