Ligia Vieira Carlos

Nutricionista – CRN/3 22987

Oncologia Vera Cruz

Especialista em Saúde e Qualidade de Vida

Especialista em Geriatria

Mestre em Nefrologia

 

O Ministério da Saúde alerta que 13 tipos de cânceres são ligados ao excesso de gordura corporal. Mas é possível minimizar os riscos de diagnósticos oncológicos, tendo como fator preditivo a obesidade

 

São esperados 704 mil casos novos de cânceres no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. (2)

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os números da doença tendem a crescer nos próximos anos e esse fator vem, ainda, associado de uma perspectiva ligada ao ganho de peso da população. Ao todo, cerca de 13 tipos de cânceres já possuem alguma relação com a obesidade, sendo tumores de esôfago (adenocarcinoma), estômago (cárdia), pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino (cólon e reto), rins, mama (mulheres na pós-menopausa), ovário, endométrio, meningioma, tireoide e mieloma múltiplo e, possivelmente, associado aos de próstata (avançado), mama (homens) e linfoma difuso de grandes células B. (1).

Dieta, nutrição e atividade física são aspectos essenciais da existência humana. Níveis desequilibrados e inadequados desses fatores podem alterar a homeostase normal e reduzir a resistência a desafios externos. Isso pode se manifestar de várias maneiras, por exemplo, como suscetibilidade às infecções, à doença cardiometabólica ou ao câncer. (3)

A obesidade e os modos de vida sedentários podem não atuar por meio das vias específicas, em vez disso, podem alterar o ambiente metabólico sistêmico do organismo, de modo que originam microambientes celulares que conduzem ao desenvolvimento do câncer em vários locais. (3)

A obesidade como fator preditivo ao câncer está associada a mediadores inflamatórios e anormalidades metabólicas e endócrinas, que promovem o crescimento celular e exercem efeitos antiapoptóticos, ou seja, as células cancerígenas não se autodestroem mesmo após graves danos no DNA.(3) De modo simples, o excesso de gordura corporal provoca um estado de inflamação crônica e aumentos nos níveis de determinados hormônios, que promovem o crescimento de células cancerígenas, aumentando as chances de desenvolvimento da doença.

Quanto maior o grau de obesidade, maior também será a probabilidade de ocorrência do câncer, uma vez que a obesidade está diretamente relacionada à forma como as pessoas têm mudado seus hábitos alimentares.

É preciso lembrar que ter uma alimentação adequada e saudável, evitando o consumo de alimentos ultraprocessados, e a manutenção de uma vida fisicamente ativa são formas efetivas de prevenir o câncer. Isso porque os dois elementos também ajudam a manter o peso saudável, já que o excesso de gordura corporal pode estar associado ao surgimento da doença.

Por fim, existem 10 recomendações de prevenção do câncer. Cada uma representa uma ação que integra um conjunto de comportamentos que, quando adotados em conjunto, promovem um padrão saudável de dieta e atividade física convergente à prevenção do câncer, outras DCNT e obesidade. (3)

 

A evidência de que um maior teor de gordura corporal é causa de muitos tipos de cânceres é particularmente forte; portanto, seguem as recomendações: (3)

 

  • Ter um peso saudável (não só em IMC, mais sim em composição adequada de % de gordura e de musculatura para a idade);
  • Ser fisicamente ativo (120 a 150 minutos por semana, a depender da intensidade da atividade física);
  • Consumir uma dieta rica em cereais integrais, vegetais, frutas e leguminosas.
  • Limitar o consumo de fast food e outros alimentos processados ricos em gordura, amidos ou açúcares;
  • Limitar o consumo de carne vermelha e de carne processada;
  • Limitar o consumo de bebidas açucaradas;
  • Limitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Não usar suplementos para prevenção do câncer;
  • Para as mães: amamentar seu bebê, se puder;
  • Após um diagnóstico de câncer: seguir essas recomendações, se puder.

 

Referências Bibliográficas

  1. Brasil. Ministério da Saúde. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/prevencao-ao-cancer/13-tipos-de-cancer-relacionados-a-obesidade acesso em 27/02/24
  2. Instituto Nacional do Câncer (INCA) disponível em https://bvsms.saude.gov.br/inca-lanca-a-estimativa-2023-incidencia-de-cancer-no-brasil acesso em 27/02/24
  3. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Dieta, nutrição, atividade física e câncer: uma perspectiva global: um resumo do terceiro relatório de especialistas com uma perspectiva brasileira / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – Rio de Janeiro: INCA, 2020. 140 p.: il. color.  Traduzido e adaptado de: Diet, nutrition, physical activity and cancer: a global perspective: a summary of the third expert report.