Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda-se que a lavagem das mãos seja feita de modo frequente e ao longo do dia. Pesquisas mostram que essa prática pode reduzir doenças relacionadas às diarreias entre 30% e 40% e às infecções respiratórias em até 20%.

Anualmente, no dia 5 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Higienização de Mãos. Esta é uma campanha liderada pela OMS, visando a prevenção da transmissão de infecções, relacionadas a assistência à saúde.

É de conhecimento geral que um dos temas muito abordados durante a pandemia de SARS-COVID foi sobre a correta higienização das mãos para a prevenção da transmissão do vírus. Diversos estudos mostraram a maior adoção e preocupação na higienização das mãos e de forma correta após a pandemia.

Sabemos também que esse é um tema de suma importância para os pacientes oncológicos, já que eles, durante alguns tratamentos, podem ter queda da imunidade, o que propicia a infecção por doenças tanto virais quanto bacterianas. Desta forma, a prática da higienização das mãos é uma medida rápida, barata, segura e eficaz para diminuição dessas infecções.

Para os profissionais da saúde, a Anvisa preconiza cinco momentos para a higienização das mãos: antes de tocar o paciente, antes de realizar procedimento limpa/asséptico, após o risco de exposição a fluídos corporais, após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas ao paciente

Além disso o protocolo novo da Anvisa para reduzir a carga microbiana das mãos orienta a utilização de gel alcoólico a 70% ou de solução alcoólica a 70% com 1-3% de glicerina para substituir a higienização com água e sabão quando as mãos não estiverem visivelmente sujas. Duração do procedimento: 20 a 30 segundos. Caso seja optado pela lavagem com água e sabão, o procedimento deve durar entre 40-60 segundos.

Se você faz parte do grupo de risco ou está passando por algum tratamento ou, ainda, convive ou trabalha com alguém de risco, você também deverá adotar essas medidas de prevenção como parte da sua rotina diária.

 

Referências:

  1. WHO document: Evidence of hand hygiene to reduce transmission and infections by multidrug resistant organisms in health-care settings. Accessed March 2, 2022. http://www.who.int/gpsc/country_work/en/.
  2. Pada S, Chee P, Rathenam S, et al. Effectiveness of a Ward level target accountability strategy for hand hygiene. Antimicrob Resist Infect Control. 2019;15(8):177. [PMC free article] [PubMed] [Google Scholar]
  3. https://www.anvisa.gov.br/hotsite/higienizesuasmaos/index.htm