O chocolate é apreciado por pessoas de todo o mundo. É feito a partir dos grãos do cacaueiro e está disponível em várias formas, incluindo chocolate ao leite, chocolate amargo e chocolate branco. Embora não haja evidências definitivas de que o chocolate possa prevenir ou contribuir com o tratamento do câncer, alguns estudos sugerem que ele contenha certos componentes que podem trazer benefícios à saúde.

Um dos componentes mais promissores do chocolate são os flavonóides. Estes compostos naturais encontrados nos grãos demonstraram ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Os antioxidantes podem ajudar a proteger as células dos danos causados ​​pelos radicais livres, que, por sua vez, podem contribuir para o desenvolvimento do câncer. Já as propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo, o que também pode ser um fator no desenvolvimento do câncer.

Vários estudos sugeriram que os flavonóides do cacau podem ter um efeito protetor contra o câncer. Um estudo de 2015 publicado no Journal of Nutrition descobriu que os flavonóides do cacau podem inibir o crescimento de células cancerígenas e reduzir o risco de câncer. Outro estudo publicado na revista Cancer Prevention Research descobriu que consumir flavonóides de cacau pode reduzir o risco de câncer colorretal, reduzindo a inflamação no cólon. Uma meta-análise de 2022 observou relação inversamente proporcional entre consumo de chocolate e mortalidade por doença cardiovascular e câncer.

No entanto, é importante observar que esses estudos ainda são preliminares e são necessárias mais pesquisas para confirmar os benefícios potenciais. Além disso, a maioria dos produtos de chocolate contém outros ingredientes, como açúcar e leite, que podem ter efeitos adversos à saúde quando consumidos em excesso, levando à obesidade, inflamação e, assim, aumentando o risco de câncer e piorando desfechos em pacientes já em tratamento. Saliento aqui que nenhum alimento é capaz de causar câncer por si só, mas sim, a obesidade decorrente do abuso de açúcar, farinhas e consumo excessivo de calorias.

Dessa forma, é importante consumir chocolate com moderação como parte de uma dieta balanceada. Escolher o chocolate amargo com alto teor de cacau é uma opção melhor do que o chocolate ao leite ou o chocolate branco, pois contém mais flavonóides de cacau e menos açúcar. É importante lembrar que os pacientes com câncer devem consultar seu médico e nutricionista para desenvolver um plano nutricional personalizado que leve em consideração suas necessidades e preferências individuais.