Receber o diagnóstico de linfoma não é fácil, porém a história dos linfomas vem mudando ao longo das décadas. Este tipo câncer tem sua gênese no acometimento dos órgãos linfáticos e foi descrito pela primeira vez em 1892, por um médico patologista britânico, que avaliou características típicas de linfonodos daquelas pessoas que foram a óbito e, naquela época, essas mortes não possuíam causas conhecidas. Desde a sua descrição até os dias de hoje, houve uma evolução importante em relação ao conhecimento sobre os linfomas.

Descobriu-se mais sobre como esta doença se manifesta no corpo humano e sobre sua gravidade. Constatou-se a necessidade de diferenciar seus subtipos, identificando que cada tipo de linfoma possui características e com evoluções clínicas distintas, levando a tratamentos diferentes entre si.

O avanço do conhecimento geral da doença fez com que mais médicos aumentem a expertise na suspeita e no diagnóstico, levando a diagnóstico mais rápidos e mais direcionados. Além disso, houve uma evolução exponencial nas terapias com o surgimento novas drogas quimioterápicas, adição de medicamentos direcionadas a cada biologia tumoral (terapias-alvo) e o acréscimo da imunoterapia. Portanto, o que anteriormente eram considerados tratamentos restritos e com efeitos colaterais significativos, hoje dispomos de novas tecnologias com melhores repostas para os pacientes.

É importante lembrar que houve também uma melhoria no tratamento para os pacientes que não responderam inicialmente ao tratamento padrão ou inicial. Estes pacientes são aqueles considerados pacientes com doenças refratárias, com recaída de doença. Há, ainda, diferentes tipos de medicamentos para os pacientes idosos e/ou portadores de outras doenças sistêmicas, que merecem melhores respostas com menor quantidade de efeitos colaterais.

Apesar do diagnóstico de um câncer ser um momento difícil, sabe-se que, atualmente, os pacientes portadores de linfoma contam com a evolução da ciência e das terapias modernas, aumentando, portanto, suas chances de cura e expectativa de vida.