Dr. Rafael Luís
CRM 156.336
Você acredita que, hoje, podemos facilmente modificar os nossos genes e os dos nossos filhos?
No dia 5 deste mês de março, a TV Record veiculou uma entrevista do apresentador Rodrigo Faro com a influenciadora Maíra Cardi que, dentre outros assuntos, tratava do padrão de dieta dela e de uma “técnica” chamada “modulação epigenética”. O Alerta Oncologia vem para informar – como vários veículos já o fizeram – que as informações transmitidas neste vídeo são FALSAS, são fake news.
No vídeo, Maíra conta que fez a “modulação Epigenética” por meio da mudança na sua alimentação, afirmando que tal processo “limpa” o organismo e “zera a genética” e impede que os filhos nasçam com qualquer doença genética como câncer ou diabetes. Ademais, ela afirma que o seu filho, de 3 anos, é “uma criança muito esperta”, que “o cérebro funciona muito mais rápido”.
Vamos lá. Primeiramente, esclarecer o que é a epigenética. Segundo a própria Sociedade Brasileira de Genética (SBG), em comunicado oficial, “a epigenética é uma área da genética que envolve o entendimento dos mecanismos e estímulos na modulação da expressão dos genes.” Explicando melhor: nós devemos lembrar que TODAS as células do nosso corpo carregam um código genético (DNA) igual, porém, em cada órgão, alguns genes estão ativos e outros, não. Como exemplo, nas células dos nossos olhos, os genes responsáveis pela formação do cabelo não estão ativos, enquanto que, no nosso couro cabeludo, eles estão, ao passo que genes que fazem a cor dos olhos não estão.
A “Modulação Epigenética” é um assunto que é alvo de milhares de estudos atualmente, porém ainda não há quaisquer evidências de que esta técnica tenha influência nos genes dos filhos. Não só isso, a modificação de genes no nosso corpo não é algo viável atualmente de forma rotineira, nem segura.
Tal absurdo deve servir como oportunidade para informarmos de maneira adequada a todos. Exercício físico e reeducação alimentar são, sim, de grande importância para a manutenção da boa saúde. Isso nós sempre reforçamos por aqui. Fazer atividades físicas regulares e comer de forma balanceada (mais frutas, legumes e verduras, menos gorduras) reduz a chance de diversas doenças, dentre elas o câncer e o diabetes. Essa orientação, entretanto, não passa pela “Modulação Epigenética” e depende de uma avaliação médica e de um nutricionista. Lembrando que, mesmo assim, as chances de defeitos genéticos nos filhos não são influenciadas diretamente por tais hábitos.
E esse é o último ponto que é necessário esclarecer: os pais NÃO SÃO CULPADOS pelos problemas genéticos/hereditários dos seus filhos. O papel dos pais é de buscar uma saúde adequada para que a gravidez e o parto ocorram com menos riscos e, após o nascimento, estimular hábitos saudáveis nos filhos, independente de eles terem nascido com algum problema genético.
A matéria veiculada pela TV Record é um desserviço à população, não só porque traz dados falsos de uma influenciadora de grande alcance, mas principalmente por ser reforçada por um apresentador de grande apelo popular, que deveria ter a responsabilidade de se informar corretamente antes de respaldar tal informação.
O comunicado da Sociedade Brasileira de Genética (SBG), pode ser encontrado no link :
Referências:
https://www.instagram.com/reel/CaiYKfQJQoG/?utm_medium=share_sheet
https://rd1.com.br/programa-de-rodrigo-faro-irrita-especialistas-por-declaracao-polemica-desservico/