Os pacientes com câncer de pulmão têm agora uma nova opção de tratamento. No dia 29 de junho, a Anvisa aprovou a comercialização da medicação Tepotinibe no Brasil. Esta droga é mais uma terapia-alvo, tipo de terapia que vem cada vez mais trazendo benefícios para os pacientes.

A indicação da droga é para paciente com câncer de pulmão de não-pequenas células avançado com mutação skipping no éxon 14 gene MET. O estudo que embasou essa indicação foi o VISION, que tinha um único grupo de 152 pacientes. A resposta objetiva foi de 46% e a sobrevida mediana foi de 17,1 meses, ambos os dados independentes de tratamentos prévios. Os efeitos colaterais foram bem tolerados.

Apesar de não ser um estudo grande, esse tipo de análise é feita com menos pacientes em razão da raridade da alteração genética.

A novidade traz mais uma possibilidade de tratamento para os pacientes com câncer de pulmão, que, na última década, ganharam uma gama enorme de novos caminhos, levando a um aumento de sobrevida, sempre tentando manter a qualidade de vida. Lembrando que, sendo uma medicação oral, ela não está disponível de forma rotineira, já que não está inclusa no rol da ANS. Além disso, também não está disponível no SUS.

 

Referências:

Paik PK, Felip E, Veillon R, Sakai H, Cortot AB, Garassino MC, Mazieres J, Viteri S, Senellart H, Van Meerbeeck J, Raskin J. Tepotinib in Non–Small-Cell LungCancer with MET Exon 14 Skipping Mutations. New England Journal of Medicine. 2020 May 29.