Guilherme Armbrust Araújo

 

O câncer de olho pode se referir a qualquer câncer que começa no olho. O tipo mais comum é o melanoma. Mas existem outros tipos de câncer que afetam diferentes tipos de células do olho. O olho tem três partes principais:

  • O globo ocular, que é principalmente preenchido com um material gelatinoso chamado humor vítreo e tem três camadas principais (a esclera, a úvea e a retina).
  • A órbita (os tecidos ao redor do globo ocular).
  • As estruturas acessórias, como as pálpebras e as glândulas lacrimais.

Diferentes tipos de câncer começam em cada uma dessas áreas. Os cânceres que afetam o próprio olho são chamados de cânceres intraoculares (dentro do olho). Aqueles que começam no olho são chamados de cânceres intraoculares primários. São cânceres intraoculares secundários aqueles que começam em outro lugar e se espalham para o olho.

Em adultos, os cânceres intraoculares primários mais comuns são:

  • Melanoma;
  • Linfoma não Hodgkin.

Em crianças, os cânceres intraoculares primários mais comuns são:

  • Retinoblastoma, um câncer que começa nas células da retina (as células sensíveis à luz na parte posterior do olho);
  • Meduloepitelioma (este é o segundo mais comum, mas ainda é extremamente raro).

Cânceres intraoculares secundários (cânceres que começam em algum outro lugar do corpo e depois se espalham para o olho):

 à mais comuns são os cânceres de mama e de pulmão . Na maioria das vezes, esses cânceres se espalham para a parte do globo ocular chamada úvea: 2% a 7% irão evoluir com metástase ocular.

O tumor metastático para o olho e anexos representa de 4% a 12% de todos os tipos de cânceres que cursam com doença avançada (carcinomas).

O melanoma intraocular é o tipo mais comum de câncer que se desenvolve no globo ocular em adultos, mas ainda é bastante raro. Os melanomas que começam na pele são muito mais comuns do que os melanomas que começam no olho.

A maioria dos outros melanomas intraoculares começa na íris. Esses são os mais fáceis para uma pessoa (ou seu médico) ver, porque geralmente começam em uma mancha escura na íris, que está presente há muitos anos e, em seguida, têm crescimento.

Cânceres da órbita e anexos se desenvolvem a partir de tecidos como músculos, nervos e pele ao redor do globo ocular e são como cânceres em outras partes do corpo. Por exemplo:

O diagnóstico é feito por meio de uma avaliação oftalmológica completo e o tipo de tratamento adequado varia de acordo com cada caso. O aparecimento de tumores no olho é relativamente raro, mas pode acometer desde crianças nos primeiros meses de vida até adultos e idosos. Muitos casos não são diagnosticados em razão da apresentação assintomática das lesões. Um diagnóstico precoce pode resultar numa maior chance de tratamento bem-sucedido.

Importante salientar que o necessário tratamento oncológico pode trazer sintomas que devem ser acompanhados, por isso é importante visitar o oftalmologista periodicamente.