Abril é o mês de conscientização sobre câncer de testículo. É sabido que se trata de um tipo de câncer raro, que responde por aproximadamente 2 a 3% de todos os canceres em homens. Entretanto, é um tumor que frequentemente acomete pacientes jovens (entre 20-40 anos), que pode ser agressivo e que, por isso, deve ser diagnosticado o mais precocemente possível.

Na maioria das vezes, o câncer de testículo se manifesta por um caroço no órgão (que pode ou não doer) e que altera as suas características (tamanho, consistência e cor). O exame clínico do testículo pode facilmente detectar tais alterações e deflagrar o processo de investigação e diagnóstico. Entretanto, a palpação do órgão genital masculino é vista por muitos homens como um motivo de vergonha; por isso, existe uma tendência em hesitar a procura do médico logo no início dos sintomas, o que pode atrasar a detecção precoce de um possível câncer. Não incomumente, a parceira do paciente é a responsável por notar as alterações descritas anteriormente e incentivar que ele procure um médico.

O principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de testículo é a criptorquidia, popularmente conhecida como o “testículo que não desceu” ou “mal posicionado”. A criptorquidia é quando se tem a ausência ou a não localização do testículo na bolsa escrotal. Esta condição pode aumentar de 3 a 5% a chance de desenvolver o câncer do testículo e geralmente é reconhecida desde o nascimento, podendo ser acompanhada por um médico urologista.

O câncer de testículo já foi pauta da mídia quando atletas internacionalmente conhecidos do mundo do basquete, futebol e ciclismo tiveram o diagnóstico. A fama foi temporária e ele ainda é lembrado por ser um câncer raro, o que pode gerar a falsa impressão de que ele não existe. É importante ressaltar que o câncer de testículo, quando diagnosticado em estágios iniciais, é potencialmente curável com a cirurgia de retirada do órgão acometido. A quimioterapia pode ser necessária para complementar o tratamento e aumentar o percentual de cura, reduzindo as chances de recidiva da doença. Até mesmo quando o câncer se apresenta com metástases em outros órgãos, o tratamento com quimioterapia tem grande eficácia e pode controlar a doença por um longo período.

Em resumo: é de extrema importância conscientizar a população masculina sobre a existência e as características do câncer de testículo. O diagnóstico precoce possibilita a cura na maioria dos casos e, por isso, os homens devem ser incentivados a procurar um médico ao primeiro sinal que gere a suspeita deste câncer.