Há alguns dias, os jornais noticiaram que a apresentadora Fátima Bernardes, da Globo, havia recebido o diagnóstico de câncer de útero. Muito foi especulado sobre o caso dela, porém, após esse tempo, as informações foram filtradas e podemos falar melhor sobre o esse câncer, que atinge mais de 6.000 mulheres todo ano no país e leva à morte 25% delas.

Primeiramente, temos que lembrar que, quando se fala de câncer de “útero”, muitas vezes as pessoas se referem ao câncer do colo do útero. No caso da apresentadora, o câncer era no útero, mas não no colo e, sim, no endométrio, que é a camada interna que recobre o órgão.

Esse tipo de tumor é relativamente comum em mulheres, principalmente naquelas que entraram na menopausa. Nos países desenvolvidos, é o câncer ginecológico mais comum, enquanto que nos subdesenvolvidos, o do colo é o mais frequente por conta da falta de Papanicolau para todas.

O principal sintoma é o sangramento anormal vaginal (proveniente do útero) e, geralmente, não é algo difícil de suspeitar, tendo em vista que essas mulheres já pararam de menstruar.

Um ponto importante que deve ser lembrado é que o principal fator de risco é a obesidade, que vem crescendo no mundo (e no Brasil), aumentando consequentemente a incidência desse tipo de câncer. Outros fatores de risco são a ausência de gestações ao longo da vida, o uso de pílulas de estrógeno isolado, uso de tamoxifeno e não ter amamentado na vida. Tudo isso tem relação com a ação dos hormônios femininos nas células do endométrio.

Felizmente, o câncer de endométrio costuma ser curável quando em estágios localizados, sendo o tratamento principal a cirurgia de retirada do útero, seguida (ou não) de radioterapia e/ou quimioterapia. Quando está avançado, também há tratamentos efetivos que conseguem controlar a doença, incluindo terapias hormonais, terapias-alvo, quimioterapia e até mesmo a imunoterapia em alguns casos específicos.

E para prevenir? Não tem muito segredo! Já que a idade e a menopausa são fatores incontroláveis, a melhor atitude é praticar atividade física e manter um peso saudável com uma dieta balanceada.

A Fátima Bernardes, pelos dados que temos da imprensa, teve um tumor localizado e que foi operado, portanto, as chances de cura dela devem ser altas. Por isso, é importante sempre atentarmos a modificações no “normal” do nosso corpo e procurar um médico o quanto antes em caso de alguma anormalidade, principalmente o sangramento vaginal fora do esperado.

 

Referências:

https://www.inca.gov.br/

Uptodate.com

https://agora.folha.uol.com.br/sao-paulo/2020/12/sangramento-e-o-principal-alerta-em-caso-de-cancer-de-endometrio.shtml