Natália Aimee Camargo D’Angelo, farmacêutica e
responsável técnica do Instituto do Radium

 

O farmacêutico é geralmente aquele indivíduo que fica escondido dentro de sua sala; o guardião anônimo dos medicamentos. Somos incógnitos, mas somos importantes!

Junto aos outros profissionais, como enfermeiros, psicólogos, dentistas, nutricionistas e outros, formamos uma equipe que se complementa e tem como único objetivo o cuidado. O farmacêutico oncologista é uma peça fundamental nesse cuidado. Temos a incrível missão de guardar, manipular e entregar o que pode ser a cura do paciente. É de grande importância que o profissional tenha um amplo conhecimento sobre os diversos protocolos de tratamento antineoplásico e as particularidades de cada medicamento que os compõe. Assim, ele deve estar sempre se atualizando e em constante aprendizado.

Como profissionais do medicamento, somos responsáveis por identificar as interações que podem existir entre todos aqueles que o paciente faz uso contínuo e prévio (como medicamentos para diabetes ou pressão alta) e aqueles do tratamento oncológico. Por isso tente sempre ter em mente o nome de todos os medicamentos que você utiliza e nunca esconda nenhuma informação, mesmo que seja sobre fitoterápicos ou suplementos. Sempre siga as instruções do farmacêutico sobre como tomar ou como armazenar o medicamento e sobre como manejar efeitos adversos. Tome comprimidos e cápsulas sempre com bastante água e nunca com outros líquidos como café, refrigerante ou sucos (a não ser em casos de orientação específica).

Muitos medicamentos por via oral para tratamento de câncer devem ser tomados no mesmo horário todos os dias. Portanto, use de artifícios para se lembrar do horário. Existem diversos aplicativos que podem ajudar, assim como o uso de alarmes. Caso o paciente faça uso de medicamentos em comprimidos ou cápsulas e seja necessário descarte, sempre devolva para a instituição ou descarte em local próprio. Muitas drogarias possuem um serviço de coleta de medicamentos vencidos.

Em caso de dúvida, seja sobre eventos adversos do tratamento ou a respeito do uso de qualquer medicamento, seja fitoterápico, vitaminas ou outros tratamentos, consulte o farmacêutico e nunca tome decisões baseadas em opinião de pessoas leigas, pode ser prejudicial para sua saúde! Somos capazes de tirar muitas dúvidas, por isso não tenha vergonha de nos procurar.

Hoje em dia, o farmacêutico é um rosto muito mais conhecido nas clínicas e hospitais. Existe um grande movimento para a implantação da farmácia clínica, na qual o paciente tem uma consulta com o farmacêutico e são abordados todos os medicamentos em uso, suas possíveis interações, eventos adversos ou qualquer outro problema que possa ser relacionado ao tratamento. Essa aproximação do paciente com o farmacêutico é muito interessante e traz grandes benefícios para o cuidado já que o paciente, ao confiar no farmacêutico, levanta diversos problemas que são identificados e manejados logo no início, não se tornando problemas mais graves.

Podemos ser fonte de informação, mas também podemos ser uma fonte de carinho. Conte sempre conosco!