Renata Ploetterle D. Sasse
Diretora-Executiva do Grupo SOnHe
Estudo realizado e produzido pela agência We Are Social em parceria com a plataforma de mídia Hootsuite, publicado este ano, mostrou a realidade do uso das mídias sociais no Brasil. O conteúdo da pesquisa revelou que 140 milhões de brasileiros estão nas redes sociais, o que representa 66% da população nacional. A maioria das pessoas (61%) navegam pelo celular.
O brasileiro gasta, em média, três horas e 34 minutos por dia com as redes sociais. A maioria das pessoas tem entre 25 a 34 anos e, em último lugar, se encontram os idosos a partir de 65 anos.
Ranking das redes sociais mais usadas no Brasil:
- YouTube
- Facebook Messenger
Comparando com a realidade do mundo é muito expressiva a diferença do número de usuários brasileiros:
Brasil | Mundo | |
Usuários (% população) |
66% | 45% |
Uso pelo celular | 61% | 42% |
Envolvidos ativamente |
81% |
83% |
Tempo de uso/dia | 3h34 | 2h16 |
Pesquisa realizada por uma plataforma que conecta pacientes e profissionais de saúde durante o ano de 2018 mostrou que 92% da população brasileira já utilizou a internet para informações sobre saúde. Porém, 41% da população é preocupada com a qualidade da informação e o medo de não ter sido revisada por um especialista.
A cada dia percebemos uma enxurrada de informações na internet sobre saúde, que nem sempre possui fontes confiáveis. Uma das missões do Grupo SOnHe é levar informações relevantes e de qualidade à população em Oncologia.
De acordo com a apresentação realizada no congresso americano de oncologia este mês, em Chicago, algumas regras precisam ser seguidas e feliz estamos por sabermos que já nos comportamos assim.
O sigilo sobre dados dos pacientes e sua doença é algo crucial. Se o paciente autorizar (de preferência por escrito), podemos utilizar imagens, ao contrário, nem em grupo privados entre médicos está permitido. Falar da doença de maneira geral é permitido, mas expor dados dos pacientes é completamente contra as regras.
A internet e suas redes sociais é uma poderosa arma de informação, mas é necessário saber ser usada, precisa de regras básicas de respeito a quem está sendo tratado e também a que está seguindo as redes sociais.
O objetivo do Grupo SOnHe é levar informações do diagnóstico ao tratamento dos pacientes nos diferentes tipos de tumores existentes. Queremos também alertar a população em geral do que realmente é verdadeiro ou o que é fake news, desmistificar os tabus em Oncologia e conscientizar a população de que o câncer não precisa ser uma palavra proibida, ao contrário, devemos, sim, abordar o tema de maneira clara, transparente e com bases científicas, pois uma população bem orientada é muito mais de consciente da importância de cuidar do seu bem-estar.
Se você tem curiosidade sobre algo, procure seu médico, pois a relação médico-paciente ainda continua a mais confiável forma de informação.