Um novo tratamento para pacientes com câncer de cabeça e pescoço do tipo escamoso foi aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration) – a instituição equivalente à ANVISA nos EUA – no dia 10 de junho. A novidade consiste no uso de uma medicação imunoterápica (Pembrolizumabe) com ou sem a quimioterapia padrão.

A nova indicação se baseou no estudo KEYNOTE-048, que envolveu mais de 800 pacientes com doença avançada ou recidivada e que ainda não tinham recebido nenhum tratamento para o tumor. Os indivíduos foram divididos aleatoriamente em três grupos: o primeiro com Pembrolizumabe isolado, outro com Pembrolizumabe mais quimioterapia e outro com o tratamento-padrão atual (quimioterapia + Cetuximabe).

Os resultados mostraram que nos pacientes com PDL-1 positivo (CPS ≥ 1 e ≥ 20) o uso de Pembrolizumabe isolado levou a um aumento da sobrevida de 2 e 4,2 meses e uma redução do risco de morte de 22 e 39%, respectivamente.

Além disso, a combinação de Pembrolizumabe com quimioterapia mostrou melhoria da sobrevida global mediana de 3,7 e 3,2 meses com redução do risco de morte de 40 e 35% nos pacientes com PDL-1 maior que 20 e 1, respectivamente. Da mesma maneira, mostrou também aumento da sobrevida global na população geral.

Interessante destacar que o Pembrolizumabe isolado promoveu menor taxa de efeitos colaterais importantes (54,7%) quando comparado à quimioterapia padrão (83,3%). Mesmo quando combinado, não houve aumento significativo destas toxicidades (85,1%).

Todos estes dados levaram à aprovação pelo FDA e o tratamento tornou-se mais uma opção para os pacientes nos EUA, já que foram demonstradas sua eficácia e segurança. Aqui no Brasil, porém, a ANVISA ainda não avaliou e, portanto, o uso nesta indicação não é preconizado no momento. Vamos seguir alertas para futuras aprovações. Avanços são importantes e esperamos que este traga melhores desfechos para nossos pacientes, sempre priorizando vida longa com qualidade.

 

Referências:

https://www.fda.gov/drugs/resources-information-approved-drugs/fda-approves-pembrolizumab-first-line-treatment-head-and-neck-squamous-cell-carcinoma

https://meetinglibrary.asco.org/record/171051/slide

https://www.ascopost.com/News/60093

https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT02358031