Inspiradora. Assim considerei a apresentação de abertura do 2017 ASCO Meeting, feita pelo presidente da sociedade americana, Daniel Hayes.
Com o tema do congresso “Making a Difference in Cancer Care *WITH YOU*” (fazendo a diferença no tratamento do câncer *COM VOCÊ*), a proposta foi chamar todos para participar da solução dos problemas.
Houve um breve momento de protesto contra o corte orçamentário proposto pelo presidente Trump. Mas Dr. Hayes lembrou a famosa frase de Kennedy, “Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país”. E convocou a todos a pressionarem congressistas para criar uma legislação mais favorável aos cuidados dos pacientes com câncer, mas também a participaram com mais responsabilidade com iniciativas da própria ASCO. A ideia é que cada voz pode fazer diferença, e também de que cada dólar doado pode ajudar a financiar pesquisas e inovações.
Dr. Hayes ainda ressaltou que apesar de estarmos longe de curar todos os tipos de câncer, já conseguimos curar uma razoável parcela de pacientes. E essa evolução se deu por dedicação de pesquisadores, por compreensão científica e pela participação de pacientes em pesquisas clínicas bem planejadas.
A mensagem que fica é que, cada pessoa pode dar sua contribuição. Seja com trabalho, com voluntariado, com doações em dinheiro para pesquisas, com divulgação científica, com pressão para políticos legislarem de maneira mais responsável… Todos podem ajudar. E fazer a diferença.
E apesar de ser um congresso nos EUA, o discurso é completamente apropriado para nossa realidade no Brasil.

Dr. André Sasse