Acompanhamento e tratamento para pacientes submetidos a quimioterapia e/ou radioterapia de cabeça e pescoço

Mariane Couto Estácio Orsi é cirurgiã dentista.
Mestre em Laser Odontológico pelo IPEN/USP e pós-graduada em Odontologia Hospitalar pelo Hospital Albert Einstein

A aproximação da Odontologia à Oncologia tem beneficiado muitas pessoas que neste momento de suas vidas estão passando por este tipo de tratamento. A meta dessa combinação é dar condições de se manter a alimentação e hidratação para a manutenção e recuperação do corpo físico, durante este período.

Para minimizar intercorrências orais que possam vir a prejudicar a saúde do paciente durante o tratamento oncológico ao qual será submetido, é muito importante a avaliação odontológica executada pelo dentista para que o paciente seja orientado quanto às necessidades de tratamento dentário e/ou periodontal para sua proteção e preservar seu bem-estar.

Cáries, tártaro, doenças periodontais com envolvimento dos dentes, gengiva e osso, raízes residuais e dentes comprometidos que devem ser removidos, focos de inflamação e infecção devem ser tratados previamente às cirurgias e ao início de quimioterapias e/ou radioterapias. O não tratamento de problemas orais existentes previamente ao tratamento oncológico, podem levar à interrupção ou alteração do tratamento antineoplásico planejado.

Certas quimioterapias como tratamento dos mais variados tipos de neoplasias malígnas no corpo físico, podem causar mucosite oral, ou seja, inflamação da mucosa oral, podendo se apresentar com desconforto, irritação, ardor, vermelhidão, até como úlceras pequenas e grandes, doloridas, que dificultam a alimentação e hidratação do paciente.

Da mesma forma, o paciente submetido à radioterapia de cabeça e pescoço, pode apresentar mucosite oral, de leve a severa, quando esta irradiação também abrange a cavidade oral.

Cuidados de higiene orais diários orientados pelo dentista e sessões de laserterapia são tratamentos coadjuvantes para prevenir e tratar a mucosite oral, com o objetivo de dar melhor qualidade de vida ao paciente durante este período. O laser de baixa intensidade tem mostrado bons resultados na redução da severidade, da duração e da dor da mucosite oral, principalmente pelo seu efeito analgésico, antiinflamatório e de cicatrização.

É fundamental o acompanhamento dos pacientes por um dentista integrado à equipe multidisciplinar antes do início do tratamento oncológico, assim como durante, para a instrução dos mesmos, para evitar ou tratar mucosite oral e possíveis infecções orais.

Um tratamento multidisciplinar traz melhor qualidade de vida para o paciente e propicia resultados mais eficazes.