Simpósio Americano de Câncer Geniturinário

Resumo do dia 8/2/2018

O dia de hoje foi todo voltado às atualizações em câncer de próstata.

Pela manhã houve discussões a respeito das maiores controvérsias a respeito do diagnóstico, tratamento da doença localizada e metastática. Muito se fala sobre a necessidade ou não do tratamento cirúrgico da próstata na doença metastática e incurável. Também da importância das avaliações genéticas e moleculares da doença para se definir a melhor estratégia de tratamento (com cirurgia, radioterapia, hormonioterapia).  Alguns trabalhos iniciais sobre imunoterapia foram discutidos, mas sem nenhum resultado prático na nossa realidade.

No período da tarde foram apresentados alguns resultados de novos estudos clínicos. Dois deles, muito importantes, demonstraram que o uso de novos medicamentos hormonais melhoram o prognóstico de pacientes com câncer de próstata não metastático mas que estão apresentando elevação de PSA após bloqueio hormonal simples.

Com o uso de enzalutamida ou de apalutamida, o tempo médio para aparecimento de metástases nesses pacientes foi de 1 ano para 3 anos. Isso mantendo boa qualidade de vida. Os efeitos colaterais desses medicamentos não são significativos, e o custo do tratamento é o principal problema, já que a terapia é por via oral, e contínua.

Ao fim do dia foram discutidos casos clínicos com controvérsias relevantes para o dia a dia dos urologistas e oncologistas.

Amanhã e sábado tem mais apresentações importantes, sobre câncer de bexiga, rim, testículo e pênis.