Mitos e Verdades sobre Câncer: Perguntas do dia-a-dia no consultório – Parte 1.

Dr. Adolfo Scherr

Recebemos todos os dias vários pacientes e familiares com dúvidas do que causa câncer. E resolvemos de maneira simples falar sobre algumas delas:

1 – Câncer é uma doença contagiosa?

Mito.

O câncer não passa de uma pessoa para a outra por contágio como ocorre com resfriados, por exemplo. No entanto, alguns vírus oncogênicos, isto é, capazes de produzir câncer, podem ser transmitidos através do contato sexual, de transfusões de sangue ou de seringas contaminadas utilizadas para injetar drogas. Um vírus que tem sido muito falado e que pode ser transmitido por contato sexual é o HPV que pode provocar câncer. Por isso vacinem seus filhos.

2 – Câncer é uma doença hereditária?

Mito na maioria dos casos.

Em geral, o câncer não é hereditário. Há apenas alguns raros casos que são herdados. Entretanto, existem alguns fatores genéticos que tornam determinadas pessoas mais sensíveis à ação de carcinógenos, isto é, agentes que provocam o desenvolvimento de um câncer ou tumor maligno no organismo, o que explica por que algumas delas desenvolvem câncer e outras não, quando expostas a um mesmo carcinógeno ambiental.

  • 90-95% tumores malignos são esporádicos
  • 5-10% são hereditários

3 – Charutos e cachimbos provocam menos câncer que cigarros comuns?

Mito.

Tanto os cigarros como os charutos e fumo para cachimbos consistem em folhas de tabaco secas, além de outras substâncias. Dentre aquelas já identificadas no tabaco e na sua fumaça, 43 são comprovadamente cancerígenas. Como há mais fumantes de cigarros do que de charutos e cachimbos, a ocorrência de câncer por cigarro é maior, no entanto charutos e cachimbos são igualmente perigosos.

Tipos de Câncer

Mortes atribuídas ao Tabagismo

Pulmão

85%
Laringe

80%

Faringe, Boca e Lábios

80%

Esôfago

75%

Bexiga

45%

Rim

35%
Colo de Útero

30%

Pâncreas

30%

Estômago

20%

 

4 – Alimentos cozidos em forno de microondas podem provocar câncer?

Mito.

As microondas não tornam o alimento radioativo, nem apresentam risco de exposição à radiação desde que usadas de acordo com as instruções. A exposição a altas doses de radiação por microondas pode ocasionar queimaduras ou cataratas nos olhos, mas a pequena quantidade que pode vazar de um forno caseiro não causa problemas.

5 – A pílula anticoncepcional provoca câncer?

Mito.

Desde que a pílula anticoncepcional entrou no mercado, há cerca de 40 anos, incontáveis pesquisas foram feitas sobre sua possível relação com o câncer, e nada foi encontrado.

Aguarde o próximo texto com mais mitos e verdades.