23 de agosto de 2017.

Há poucos dias foi noticiado pela imprensa que o jornalista Marcelo Rezende, que luta contra um câncer de pâncreas, decidiu abandonar o tratamento convencional com quimioterapia e aderir a tratamentos alternativos contra a doença. Segundo Rezende, os efeitos colaterais das medicações eram muito fortes e ele se sentia enfraquecido após as sessões de tratamento.

Recentemente, um estudo científico conduzido pelo Dr. Skyler Johnson, médico da Escola de Medicina de Yale nos EUA e publicado no periódico do Instituto Nacional do Câncer daquele país mostrou que pacientes que abandonam o tratamento convencional contra o câncer como quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia ou cirurgia e optam por alternativas com menos efeitos colaterais e sem comprovação científica de eficácia tem o dobro de chance de morrer. Nesse estudo, os pesquisadores avaliaram dados de 281 pacientes com câncer de mama, próstata, pulmão e intestino grosso e que optaram por algum tratamento alternativo e compararam com as informações de outros 560 pacientes acometidos pelos mesmos tipos de câncer mas que se submeteram ao tratamento convencional proposto pelo médico. O resultado mostrou que quem optou pelo tratamento alternativo teve 2,5 vezes mais chance de morrer em um período de seguimento de cinco anos do que o grupo que aceitou o tratamento oncológico convencional no mesmo período de tempo.

Se formos separar os pacientes do estudo por tipo de tumor, os que tinham câncer de mama e não aceitaram o tratamento convencional tiveram 5 vezes mais chance de morrer. Os pacientes que decidiram trocar o tratamento oncológico pelo alternativo tinham em geral nível sócio-econômico mais elevado, mais escolaridade e eram mais saudáveis no momento do diagnóstico. Os motivos que levaram as pessoas a não aderirem ao tratamento oncológico foram vários, incluindo descrença nos tratamentos atuais, medo dos efeitos colaterais, medo de que por exemplo a quimioterapia pudesse atacar além do câncer, órgãos sadios do organismo e torná-los doentes entre outros.

Em pouco mais de uma década, muitos tratamentos alternativos contra o câncer surgiram e logo se tornaram febre. Podemos citar aqui o Cogumelo do Sol, suco de Noni, Cartilagem de Tubarão e mais recentemente, a fosfoetanolamina, a chamada “pílula do câncer” que levou a uma enxurrada de processos judiciais de pacientes que, desesperados, queriam ter acesso ao produto.

A realidade é que um estudo cientifico conduzido pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) mostrou que a fosfoetanolamina não é eficaz no combate ao câncer.

Com o advento das mídias sociais e a facilidade com que a informação, de qualidade ou não, chega até as pessoas, todos os dias nos deparamos com notícias de “tratamentos milagrosos” que prometem a cura do câncer e de outras doenças crônicas como diabetes e pressão alta mas que não tem nenhuma comprovação científica de que realmente funcionam. Muitas pessoas acabam aderindo a essas modas e abandonam o tratamento tradicional. Como mostrado pelo estudo do Dr Johnson, isso não é o mais adequado a ser feito.

A melhor estratégia diante de um diagnóstico de câncer ainda é uma franca conversa com o oncologista e com a equipe de profissionais envolvidos no tratamento. Retirar todas as dúvidas e expor seus medos e angústias sobre a doença e sobre as intervenções propostas como quimioterapia, cirurgia, etc ajudam o paciente a entender seu diagnóstico e a tomar a decisão certa quanto ao tipo de tratamento acatar na luta contra o câncer.